Introdução estável de eletricidade renovável a longo prazo
A Konica Minolta, Inc. (Konica Minolta) anunciou que o seu centro de produção de Kofu, na Prefeitura de Yamanashi, no Japão, alcançou o objetivo de obter 100% da sua eletricidade a partir de fontes renováveis.
O objetivo de utilizar 100% de eletricidade renovável foi atingido através da aplicação do Renewable Energy ECO Plan¹ da Kansai Electric Power Company, Incorporated, e da implementação de um PPA virtual², que foi celebrado com a ReENE, um negócio de energia renovável operado pela Tokyu Land Corporation, em abril de 2025, para a eletricidade consumida no centro de Kofu, uma unidade de produção da Konica Minolta. A utilização parcial de energia renovável também teve início no centro de Kobe 2, outra unidade de produção, com base no mesmo acordo. Para garantir uma aquisição estável de energia renovável no futuro, o âmbito do PPA virtual será alargado de forma faseada.
Esforços da Konica Minolta para alcançar “Net Zero”
Como parte do seu tema material “Combater as Alterações Climáticas”, a Konica Minolta tem vindo a trabalhar na redução das emissões de CO₂ ao longo de todo o ciclo de vida e tem registado progressos consistentes. Além disso, a empresa reforçou a sua visão ambiental de longo prazo, “Eco Vision 2050”, originalmente formulada em 2009, introduzindo em 2023 um novo objetivo de alcançar emissões líquidas zero de CO₂ em todo o ciclo de vida dos produtos até 2050, aumentando a sua meta anterior de redução de 80%.
A Konica Minolta é também membro da RE100, uma iniciativa corporativa global comprometida com a utilização de 100% de energia renovável. Para alcançar o seu objetivo de neutralidade carbónica, a empresa irá reforçar ainda mais a sua capacidade de redução de emissões e transitar para 100% de energia renovável em todas as operações até 2050.
Em 2024, as metas de neutralidade carbónica da Konica Minolta foram validadas pela Science Based Targets initiative (SBTi), garantindo o alinhamento com os objetivos do Acordo de Paris.