Cloud

IaaS: comece de novo com uma solução Infrastructure as a Service (parte 2)

Cada vez mais complexos, os processos de IT exigem uma infraestrutura mais estável e potente. Agora, com a possibilidade de um modelo Infrastructure as a Service (IaaS), as PME podem finalmente começar a trabalhar com segurança. Saiba aqui porquê.

09.02.2022
6 minutos 6 minutos
JW_graphic_yw_IaaS_KW6.png
Conteúdos
A infraestrutura de IT da sua empresa e a respetiva manutenção ocupam o seu tempo e a sua equipa, recursos escassos no dia-a-dia dos negócios. Cada vez mais Pequenas e Médias Empresas (PME) se reveem nesta situação, o que leva estas a optarem por soluções baseadas na cloud, tais como soluções Infrastructure as a Service (ou IaaS). A Konica Minolta já oferece um espectro vasto de soluções flexíveis na cloud. Para a sua empresa, também.

O desejo de atingir uma infraestrutura de IT eficaz e segura apresenta desafios às PME. Neste aspeto, as chamadas soluções as a Service, baseadas na cloud, proporcionam uma ajuda preciosa. Estas podem ser adquiridas através de fornecedores externos como a Konica Minolta.
Mostramos no gráfico os três serviços principais de computação na cloud:

  1. Infrastructure as a Service ou IaaS: saiba mais sobre este modelo nos parágrafos que se seguem.
  2. Platform as a Service ou PaaS: saiba mais sobre plataformas e computação na cloud na terceira parte deste artigo.
  3. Software as a Service ou SaaS: saiba mais sobre software e computação na cloud na primeira parte deste artigo (SaaS).

Definição de IaaS: uma infraestrutura segura e a cloud, a combinação-base de toda as soluções externas

Adotar um modelo Infrastructure as a Service soa mais difícil do que é na realidade. Em última análise é, por definição, uma questão de selecionar o fornecedor externo para a cloud que forneça a infraestrutura de IT ou a base para todos estes serviços num centro de dados externo. As aplicações são várias e incluem a hospedagem, ou armazenamento de dados, espaço de armazenamento, poder de computação e uma rede segura.

 
infrastructure as a service

infrastructure as a service

Como o modelo IaaS liberta recursos valiosos para as PME

É cada vez mais difícil para as PME acompanhar a rapidez do desenvolvimento das Tecnologias da Informação. Tal deve-se, fundamentalmente, aos custos crescentes de manutenção de um armazenamento de dados interno e à dificuldade de manter as equipas de IT atualizadas com os lançamentos mais recentes, mais rápidos e mais seguros. Ter tempo e uma equipa disponíveis para ir ao encontro destes requisitos, cada vez mais exigentes, é também um problema. A complexidade crescente do processamento de dados, bem como os custos e esforço envolvidos na segurança e proteção dos mesmos, também não devem ser subestimados.

Para as pequenas empresas, em particular, a ideia de suportar o seu centro de dados próprio, in-house, é cada vez menos atraente. Existirão então fornecedores externos de serviços na cloud e IaaS que trabalhem especificamente as necessidades das PME? Há já muito tempo que a Konica Minolta tem uma base de clientes constituída particularmente por PME, estando por isso especialmente familiarizada com as necessidades destas empresas e organizações. Uma família completa de hardware e software diferenciados, assim como soluções de infraestrutura, estão já disponíveis na cloud, prontas a serem usadas de uma forma flexível, ainda que personalizada.

«Com os nossos serviços na cloud, oferecemos aos nossos clientes a solução exata de IaaS de que precisam ― quando, onde e na medida do que precisarem. O ponto mais importante é que desenvolvemos um modelo de pagamento conjunto, para que os clientes apenas precisem de pagar pelos serviços e recursos que de facto necessitam e utilizam.»

Philip Plischke, Senior International Business Development Manager, Konica Minolta Business Solutions Europe GmbH

Três razões para o modelo Infrastructure as a Service ser tão apelativo

Resumindo, são três os motivos que, cada vez mais, persuadem as pequenas e médias empresas de manter a sua infraestrutura in-house, levando-as a procurar fornecimento externo para um modelo IaaS:
  1. Para cada vez mais PME, é um verdadeiro desafio atender a todos os requisitos da IT contemporânea e às responsabilidades a ela associadas, quer financeiramente quer em termos de recursos, o que leva estas empresas a procurarem um fornecedor confiável de IaaS.
  2. O modelo Infrastructure as a Service garante segurança em todo o circuito: uma infraestrutura estável e em conformidade com todos os níveis e padrões de segurança, quer seja no antivírus, no backup e na gestão de updates, quer seja na monitorização de segurança.
  3. Com computação na cloud e serviços personalizados de IaaS, as PME poupam dinheiro ao pagarem apenas pelo software, serviços e recursos na infraestrutura da cloud dos quais realmente precisaram.

O modelo IaaS cresce consigo: e é por isso que é o futuro de todas as PME

Quando chamadas a dar apoio às Pequenas e Médias Empresas, as equipas de especialistas da Konica Minolta começam com uma análise do sistema e dos processos já existentes. Esta análise abrange toda a situação atual e é um ponto de partida para a formulação dos próximos objetivos.

Assim, em conjunto com cada PME, é realizada uma análise e, em seguida, é desenhada uma solução otimizada. O modelo IaaS oferece várias possibilidades, tais como soluções de ponta de servidor on-premise, capacidade de dados preparada na cloud ou uma solução híbrida de cloud, combinando computação de ponta e por meio de virtualização. Adicionalmente, a Konica Minolta oferece soluções para melhorar a performance do sistema e a capacidade de armazenamento, reduzindo significativamente a carga das equipas in-house.

A segurança de dados na cloud desempenha também um papel fundamental em todas estas questões. A boa notícia é que os Data Centres da Konica Minolta estão localizados na Europa, o que está em linha com o abrangente Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia.

Preocupado com o hardware? Como se familizarizar com a construção de sítios web com IaaS

O exemplo do fabricante de calçado de desporto LOWA mostra como a Konica Minolta tem apoiado a empresa na renovação da infraestrutura do seu servidor e armazenamento. A sustentabilidade foi um tema central neste processo. Isto porque, na LOWA, a sustentabilidade não desempenha um papel apenas no fabrico de botas de outdoor e alpinismo, mas está presente em todos os departamentos da empresa. Foi por isso importante desenvolver e implementar um conceito sustentável e de futuro, em conjunto com a Konica Minolta, também para a renovação do infraestrutura de armazenamento e servidor.

Depois de cinco anos do mesmo ambiente de IT na produção, na sede da LOWA, em Jetzendorf, perto de Munique, chegou a altura de fazer grandes mudanças.Era exigido um armazenamento em espelho e sistemas de servidor, os quais teriam de ser alojados em diferentes fire sections, o que foi fundamental para garantir uma continuidade automática ininterrupta do funcionamento das aplicações em caso de falha do sistema operativo ou de toda a fire section. Um dos objetivos principais foi minimizar o eventual tempo de interrupção. Contudo, novos projetos estavam a ser lançados, ao mesmo tempo. Assim seria importante aumentar a capacidade de armazenamento e melhorar a performance.

Rumo ao futuro, com segurança: como as equipas de especialistas da Konica Minolta instalaram uma infraestrutura de servidor e armazenamento sustentáveis

Assim que as ofertas para o projeto planeado ficaram disponíveis, o gestor do atendimento ao cliente na área da impressão da Konica Minolta, com quem a LOWA tem um bom relacionamento, recomendou também obter uma oferta da parte dos seus colegas de IT. A relação preço-desempenho estava certa: um lema importante na LOWA é «escolha a melhor oferta, não a mais barata». Os pontos principais da decisão foram o contacto pessoal de confiança, juntamente com um forte apoio em termos qualitativos e quantitativos.

Depois de uma fase de oferta, curta mas produtiva, deu-se início à instalação da infraestrutura, com a maior parte do trabalho a ser realizado com continuidade das operações. Depois de concluído, a estabilidade, o desempenho e a facilidade de utilização da infraestrutura de armazenamento e servidor foram significativamente aprimorados. A disponibilidade de todos os recursos e o menor tempo de inatividade possível são outras vantagens significativas da nova solução. O maior ponto positivo é que, como um todo, o sistema é altamente propício à produtividade da empresa e do trabalho em rede.

Conheça a Konica Minolta Cloud

Mantenha a sua infraestrutura segura.

Também lhe pode interressar:

PaaS: adira à gestão de IT num modelo Platform as a Service (parte 3)

É recorrente as PME utilizarem sistemas provenientes de diferentes...

Cloud
07.09.2021

SaaS: vantagens competitivas garantidas com soluções Software as a Service (parte 1)

Os workflows de IT nas organizações são cada vez mais complexos. Descubra...

Cloud
05.09.2021

Centros de Dados: reforce a segurança dos seus dados na cloud

A segurança dos dados é a primeira das prioridades quando falamos em...

Cloud
08.02.2022

Esteja em conformidade com a legislação

Saiba mais
A Assinatura Eletrónica Qualificada nas PME passará a ser obrigatória a partir de 1 de julho de 2022