Robotic Process Automation

Robots para potenciar os seus recursos humanos

SAIBA MAIS

DESAFIOS

 
Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam é o aumento da pressão de custos que consequentemente aumenta a necessidade de eficácia operacional, eficiência e produtividade.

Se analisarmos em detalhe as tarefas que são manuais e repetitivas, concluímos que existe uma grande percentagem de tempo despendido nas mesmas. Na maioria dos casos, as empresas têm profissionais altamente qualificados a executar muitas tarefas manuais. Este tipo de cenários pode ter consequências como a desmotivação dos colaboradores, desperdício de talento, perda de tempo e dinheiro para as empresas.

O Robotic Process Automation (RPA) pode executar muitas dessas tarefas repetitivas.
 
A Konica Minolta ajuda-o a identificar todas as potencialidades que um RPA pode fazer para impulsionar o seu negócio!
 

FALE CONNOSCO

Sem compromisso

Como um RPA pode ajudar o seu negócio?

Sem dúvida que as tarefas repetitivas têm que se executadas por alguém. Neste caso, a tecnologia RPA pode realizar muitas dessas tarefas. O RPA estuda e aprende a ação humana em tarefas específicas com o objetivo de poder replicá-la, passo a passo, em tarefas futuras. Desta forma, um robot é capaz de entregar resultados excelentes com a automatização dos processos de uma forma mais rápida do que antes em tarefas repetitivas e sem valor acrescentados, evitando erros. Em resumo, o RPA é um robot de software inteligente que atua de acordo com um conjunto de instruções definidas previamente pelas equipas de trabalho.

Os RPA são aplicáveis de diversas formas e áreas das organizações, como o sector público, transportes, finanças, telecomunicações e seguradoras. A implementação do RPA é particularmente útil onde existe uma elevada quantidade de dados que têm que ser processados de uma forma manual.

Exemplo Prático

Nas seguradoras, por exemplo, 70 a 80 % das tarefas necessárias para processar reclamações de seguros é repetitiva e não requer conhecimento humano. Estas tarefas incluem, por exemplo, verificar se as reclamações são genuínas e se as pessoas que as apresentam já estão no sistema. O RPA pode facilmente automatizar estas tarefas, para além de outros processos como a monitorização de pedidos, descarregamento de dados, criação de relatórios e emissão de faturas. Os peritos de seguros podem então processar os sinistros mais rapidamente e com maior precisão, concentrando a sua atenção apenas nos 20 a 30 % dos sinistros que realmente exigem a perícia.

A nossa abordagem para implementação de um RPA

Na Konica Minolta trabalhamos com vários fornecedores de software RPA líderes de mercado, o que nos permite oferecer a solução exata de RPA adaptada às suas necessidades. Isto inclui várias tarefas como captura e integração de dados, procura e análise de dados, conversão e classificação, armazenamento e arquivo, workflow, publicação e migração de dados, entre outros.

BENEFÍCIOS

 


Eficiência e Rapidez 

  • Os RPAs são muito resilientes a executar tarefas, respondem rapidamente a picos de trabalho
  • Trabalho contínuo e realizado a partir de qualquer lugar
  • Otimização de custos
  • Eliminação de erros
  • Maior agilidade através de rápidas implementações de novos serviços

 


Melhoria da Experiência de Cliente 

  • Redução de tempos de resposta
  • Processos mais ágeis
  • Maior capacidade de resposta

Produtividade das Equipas de Trabalho 

  • Equipas de elevada performance focadas em tarefas mais criativas e que realmente importam para o seu negócio
  • Melhoria do nível de satisfação e comprometimento dos colaboradores com o seu trabalho