Sensações Tácteis
Tocar um produto tem sido encontrado para aumentar as atitudes e intenções de compra em relação ao produto e para aumentar a confiança na avaliação destes produtos, diz Joann Peck & Jennifer Wiggins.
"Os elementos tácteis da embalagem contribuem para a imagem global da marca"
Tendo isto em consideração, estão a ser introduzidas novas tecnologias de impressão que proporcionam efeitos tácteis, o que incentiva os consumidores a tocar.
Alguns indícios sugerem que os elementos táteis da embalagem do produto podem mesmo contribuir para a imagem global da marca de um produto. De acordo com pesquisas recentes, é evidente que quanto mais tempo os indivíduos se concentram em um item, mais provável é que eles escolham esse item e lhe dêem uma classificação mais alta de apreciação. Se os produtos atraem atenção visual, os consumidores são mais propensos a tocar também; e se eles tocarem neles, eles são ainda mais propensos a comprá-los.
"Embalagem distinta utilizada para atrair a atenção do cliente"
Dada a atual variedade de produtos nas lojas de varejo, os proprietários de marcas precisam ter certeza de que seus produtos se destacam contra mercadorias concorrentes. Consequentemente, a embalagem tem que primeiro atrair a atenção do cliente. De acordo com Joann Peck e Jennifer Wiggins, um pacote de produto que seja interessante de tocar pode aumentar as vendas do produto mesmo que a oportunidade de tocar não forneça informações adicionais sobre atributos do produto.
(Fonte: Joann Peck & Jennifer Wiggins; It Just Feels Good: Customers' Affective Response to Touch and Its Influence on Persuation; Aradhna Krishna, Luca Cian, Nilüfer Z. Aydınoglu ; "Sensory Aspects of package design"; 2017)
Uma vez que um cliente experimenta fisicamente e toca em efeitos como os revestimentos UV de ponto elevado, parece que eles são imediatamente vendidos nele. E isso é uma boa notícia para todos.
Sensações tácteis aumentam as compras por impulso
Outra pesquisa, "The Effect of Mere Touch on Perceived Ownership", realizada por Peck e Suzanne B. Shu em 2013, demonstrou que a visão e o toque reforçaram a pertença psicológica e a valorização da visão por si só em 22% e 24%, respectivamente. Outro estudo em 2017, "Sensory Aspect of Package Design", por Aradhna Krishna, Luca Cian e Nilüfer Z. Aydinoglu, constatou que a embalagem com estampagem aumenta a taxa de atracção em até 2,5 vezes.
Os benefícios das técnicas de embelezamento da impressão para um fornecedor de serviços de impressão
As novas técnicas de embelezamento e a tecnologia de verniz digital, tais como o verniz geral nas impressões digitais, o verniz de reserva e a adição de efeitos 3D, também permitem elevar a criatividade a um novo nível - e subsequentemente cobrar um um valor adicional por isso. Adicione verniz 3D e estampagem a quente a uma peça impressa e transforme uma impressão banal num produto premium.
Os clientes de impressão apreciam a abordagem inovadora, além disso, e estão dispostos a pagar mais por isso. Um estudo de 2016 "Beyond CMYK: The Use of Special Effects in Digital Printing, Keypoint Intelligence", fez a pergunta aos fornecedores de serviços de impressão: "Em comparação com o CMYK digital, somente impressão, quanto estão dispostos a aumentar o valor ou de percentagem que podem cobrar para melhorar a impressão? Os compradores europeus indicaram que estavam dispostos a pagar um valor adicional de até 89% sobre o CMYK apenas para melhorar de impressão digital. Os compradores de impressão disseram que aceitariam pagar um valor mais alto, para os efeitos tridimensionais (aumento de 89%), estampagem (82%) e efeitos metálicos (51%) que podem ser criados usando a tecnologia. Cores especiais (28%), estampagem (28%) e acabamentos texturados (27%) apresentaram as percentagens mais elevadas dos inquiridos que afirmaram cobrar um valor adicional de 50% ou mais.
MGI fez um embelezamento de impressão mais acessível para todos desde que entrou na indústria, e não apenas para trabalhos de alta qualidade. As séries da MGI JETvarnish 3D oferecem aprimoramento dinâmico tanto para o digital como para o offset, através de aplicações únicas de verniz 2 e 3D e estampagem a quente. A impressão foi utilizada em aplicações apelativas e atraentes, tais como design de interiores, catálogos de produtos e brochuras no sector do turismo e viagens, cartões de menu e ofertas diárias na gastronomia, caixas de luxo em bens de consumo, correio directo e anúncios em campanhas de marketing, e em outros sectores.
Então, se quiser estar na vanguarda na indústria gráfica, necessita da tecnologia de verniz digital. E para onde vai a seguir? Qual dos nossos sentidos a tecnologia irá conquistar a seguir? Será que novos métodos de impressão, de alguma forma, recriarão o som das ondas que gentilmente batem contra a costa numa brochura de turismo, ou talvez, o cheiro de uma deliciosa refeição num menu? Parece impossível, claro - mas era o que diziam sobre a impressão táctil.
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